10 outubro 2006

Rilke e Gênese Poética (T.S. Eliot tb)

Adoro esse poema do Rilke!
Acho fantástico!!!!!
Quero um dia poder escrever assim!
Rilke me chamou a atenção qdo um dia li, por acaso, uma recomendação sua ao jovem poeta: escrever por absoluta necessidade, e não ler tratados de literatura!
Mas confesso que nada sei dele.
Li Cartas ao Jovem Poeta, ganhei de uma amiga. Gostei, mas concordo com minha amiga, um tanto quanto juvenil...(nos anseios descritos...talvez utópico demais...)mas maravilhoso qto à gênese poética. A criação poética tem um quê de anseio juvenil, pois a poesia e a criação literária são sonhos.......
Sonhos e necessidades!

O mundo estava no rosto da amada

O mundo estava no rosto da amada
e logo converteu-se em nada, em
mundo fora do alcance, mundo-além.

Por que não o bebi quando o encontrei
no rosto amado, um mundo à mão, ali,
aroma em minha boca, eu só seu rei?

Ah, eu bebi. Com que sede eu bebi.
Mas eu também estava pleno de
mundo e, bebendo, eu mesmo transbordei.

Rainer Maria Rilke


Puxando o gancho:

"A poesia não é uma liberação da emoção, mas uma fuga da emoção; não é a expressão da personalidade, mas uma fuga da personalidade. Naturalmente, porém, apenas aqueles que têm personalidade e emoções sabem o que significa querer escapar dessas coisas." T.S.Eliot

O que me dizem dessa maravilha?????????????????????
Poesia é isso, isso é gênese poética pura!

Nenhum comentário: