20 julho 2007

Livros Viajantes: O Amante do Vulcão

Comprei O Amante do Vulcão num sebo por acaso. Procurava alguma literatura interessante quando me deparei com esse livro. O que me chamou a atenção para comprá-lo foi o fato de sua autora ser Susan Sontag. Conhecia sua fama e fiquei muito curiosa para ler um romance escrito por ela, pois até então havia somente lido alguns artigos de jornais de sua autoria.
Nas primeiras páginas achei-o um pouco cansativo, mas, pouco depois foi ficando muito interessante e curioso, e não consegui deixar de lê-lo até o fim, com bastante satisfação!
A história é simples e linear, no entanto, seus personagens históricos e seu pano de fundo histórico dão uma incrível sensação de se estar lendo um importante e interessante episódio da História Européia.
Tudo começa em Nápoles nas décadas de 1760-1770 (não me lembro exatamente, na pré-revolução francesa) e termina na Inglaterra em 1815; sendo o personagem principal Sir William Hamilton, embaixador inglês no Reino das Duas Sicílias (A Itália ainda não era um país unificado) e famoso colecionador de arte, (ah! e estudioso apaixonado por vulcões - no caso, o Vesúvio!); e evolui para seu casamento com Lady Emma, uma cortesã inglesa anteriormente amante de seu sobrinho. No decorrer de suas vidas ela torna-se amante do Almirante e Herói inglês, Lorde Nelson, famoso por vencer a batalha marítima de Trafalgar.
A grande sacada é a não-nomeação do trio principal de personagens - William Hamilton é chamado de “O Cavaliere”, sua esposa de “ A esposa do Cavaliere”, e Lorde Nelson de “O Herói”; e, sendo os mesmos assim “poupados” de seu papel histórico, o seu perfil psicossocial pode ser bastante explorado pela autora, nos proporcionando acompanhar suas vidas e interesses pessoais com bastante curiosidade.
Há também um desfile delicioso de outros personagens históricos, como a Rainha de Nápoles - irmã da Rainha Maria Antonieta da França, Napoleão, Goethe, e uma heroína portuguesa chamada Leonor da Fonseca Pimental (existem outros, que agora não me vêm à mente!)
Enfim, um livro pra lá de “viajante”, e elegantemente bem escrito!

Nenhum comentário: