19 outubro 2011

Natimorto


Assisti ontem ao filme Natimorto – adaptação do livro de mesmo nome de Lourenço Mutarelli  e  dirigido por  Paulo Machline.

Saí do cinema ontem a noite e o filme ainda está na minha cabeça.  Que ótimo, vocês devem estar pensando, isso quer dizer que o filme é bom!  Não sei, sinceramente. Não é ruim, de modo algum e, se não sai da minha cabeça, alguma coisa é, ou tem!

O filme é muito depressivo, mas as idéias do personagem de Mutarelli (ele, além de autor da obra também atua ao lado de Simone Spoladore) são fantásticas! Realmente dariam um livro, como a própria personagem de Simone diz várias vezes.

O visual retrô – desde as roupas até a ambientação (um hotel decadente) – nos remete aos anos sessenta - o que mais angústia e claustrofobia provoca.

Voltando às idéias do personagem ao longo do filme, a história  do seu primo que, quando criança  cai num poço e se depara com sua própria imagem na água – que ele julga ser a do monstro do poço, fazendo com que  conclua que o monstro se assemelha a todos nós, dá uma noção do que vêm por aí.

Obcecado por tarot, ele faz a correspondência das fotos  de advertência ao fumo existente nos maços de cigarro com as figuras do baralho, lendo o futuro em cada maço que compra – o seu e o da mulher com quem divide o quarto de hotel. Inicialmente achei bem interessante a idéia, depois, porém, comecei a achá-la irritante e cansativa, assim como  sua profunda imersão no cigarro e no café, além da “deprê” total.

O filme é uma ode à escatologia, à fuga da vida, à negação do viver, à volta ao útero da mãe protetora, daí o natimorto do título – o homem,  ao ver num dos maços de cigarro a foto de um bebê natimorto diz que este é aquele que veio da não-existência e para ela voltou sem ser contaminado pela vida, símbolo maior então, da pureza e também do seus anseios,  já que  ele próprio lamenta, ao que tudo indica, não ter sido um natimorto.

Exageros à parte, esse filme derruba anos de terapia à favor do bem-estar na vida. Ainda bem que foi só um filme.


19/10/2011